Autoavaliação Institucional 2018.1 tem participação recorde de professores e alunos

Data de publicação: 18 de julho de 2018. Categoria: Sem categoria

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da UFC divulgou, nessa quarta-feira (20), o resultado da avaliação interna 2018.1 da UFC, encerrada na última segunda-feira (18). Os dados mostram índices de participação docente considerados excelentes pela CPA.

Os docentes dos campi de Crateús e Quixadá, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e da UFC Virtual tiveram 100% de participação.

Além disso, outras 10 unidades acadêmicas tiveram pelo menos 80% de participação de professores. Apenas o Campus de Sobral, o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e a Faculdade de Medicina (FAMED) tiveram índice abaixo desse percentual. Contudo, a CPA esclareceu que, mesmo assim, a FAMED atingiu seu melhor índice nas últimas avaliações.

A média geral (85,6%) de participação dos docentes na avaliação interna 2018.1 foi a mais elevada já registrada. O fato também foi verificado para quase todas as unidades acadêmicas. A CPA ressaltou que no primeiro semestre de cada ano é realizada somente a avaliação de turmas e docentes.

ESTUDANTES – A participação dos alunos na avaliação interna de 2018.1 na UFC foi classificada como regular pela CPA, mesmo ao se considerar que a média geral de participação nesta avaliação (58,66%) foi superior em 10,6% à última avaliação institucional interna (48,2%, em 2017.2).

Neste semestre, a CPA interagiu com os discentes através do envio de mensagens diárias, esclarecendo dúvidas sobre o modelo de avaliação adotado pela nova composição da CPA, que tomou posse em novembro de 2017.

Nas mensagens, os alunos também foram informados de que os relatórios da avaliação podem ser vistos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e de que ações estão sendo pensadas para serem implementadas e acompanhadas, com base nos resultados tabulados da avaliação.

Conforme o Presidente da CPA, a avaliação institucional interna na UFC em 2018.1 “foi um sucesso de participação”. Ele informa que, até agosto, haverá a liberação da tabulação dos dados da avaliação pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), confecção e análise dos relatórios na CPA, encaminhamentos para as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) elaborarem suas ações, baseadas no resultado da avaliação, e confecção do relatório parcial para envio ao Ministério da Educação (MEC).

Em setembro, está previsto seminário para apresentar, discutir e viabilizar as ações oriundas dos resultados da avaliação 2018.1, com docentes, discentes, grupo gestores e representantes da CPA.

Ainda conforme o Presidente, a CPA trabalhará no segundo semestre para incorporar às suas ações a avaliação dos estágios probatórios e de desempenho dos servidores técnico-administrativos.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA da UFC – fone: 85 3366 9421