Gestores participam de treinamento sobre avaliação do atendimento de serviços prestados pela UFC

Data de publicação: 18 de julho de 2018. Categoria: Sem categoria

A partir da próxima segunda-feira (23/07/18) a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Universidade Federal do Ceará vai disponibilizar em seu site um questionário para o público avaliar o atendimento dos serviços prestados pela UFC. Na manhã desta quarta-feira (18/07/18), gestores de unidades participaram de treinamento para conhecer a ferramenta e saber mais sobre sua operacionalização.

O treinamento foi realizado no auditório do bloco 910 do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Foi conduzido pelo presidente da CPA, José Lassance de Castro Silva; pela ouvidora-geral, Geovana Cartaxo; pelo diretor da Biblioteca Universitária, Jonatan Soares; e pelo analista da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) Eliano Carneiro.

A implantação do questionário visa atender às normas de órgãos fiscalizadores – Advocacia-Geral da União (AGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF). Porém, o Prof. Lassance de Castro explica que o recurso também tem o objetivo de fazer a própria Universidade saber como os serviços estão sendo prestados e como o público atendido os avalia.

PARTICIPAÇÃO – O questionário é público e terá como foco o usuário externo, o que não impede que pessoas da comunidade interna atendidas também possam opinar. Em forma de perguntas objetivas, oito pontos serão avaliados: acesso às informações sobre o serviço; horário de atendimento; cortesia e educação dos atendentes; tempo de espera para ser atendido; prazo para conclusão do serviço; instalações físicas; conservação e limpeza do local de atendimento; e grau de satisfação com o serviço prestado.

O usuário poderá clicar em uma das opções: “muito satisfeito”, “satisfeito”, “insatisfeito” e “não se aplica”, quando for o caso de não optar por nenhuma das alternativas anteriores. Haverá um campo também para expressão de críticas, sugestões e elogios, o que torna o usuário um agente no processo de gestão participativa na Instituição.

Neste primeiro momento, o questionário ficará abrigado apenas no site da CPA, em link destacado num banner. Posteriormente, a ideia é disponibilizar a ferramenta nos sites das próprias unidades que prestam o serviço, com adaptações que foram sugeridas pelos participantes do treinamento. O Prof. Lassance explica que a tabulação dos dados ocorrerá trimestralmente e a divulgação dos resultados da avaliação será feita em janeiro, abril, julho e outubro no site da CPA.

DIVULGAÇÃO – De acordo com o presidente da CPA, estratégias estão sendo pensadas para tornar o questionário conhecido e utilizado pelo público. Um aspecto todos os condutores do treinamento destacaram: a necessidade do apoio dos participantes na divulgação dessa nova ferramenta de avaliação institucional.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA da UFC – fone: 85 3366 9421